quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Classes de palavras

Nome
Os nomes servem para designar seres, objetos e outras entidades

Subclasses
Comum  - pão, gato, felicidade…
Comum coletivo - rebanho, matilha, multidão…
Próprio  - Portugal, Lisboa, João, …

Adjetivo
Os adjetivos servem para designar qualidades ou propriedades dos nomes.
Subclasses
Qualificativo  - bonito, sábio, feliz …
Numeral - primeiro, segundo, último…

Advérbio
Os advérbios localizam-se junto a verbos, adjetivos ou a outros advérbios e servem para mudar ou intensificar a sua significação.
Subclasses
de negação - não, jamais, nunca
de afirmação - sim, certamente, realmente
de quantidade e grau - apenas, bastante, demais, demasiado, excessivamente, mais, menos, muito, pouco, quase, tanto, tão, quanto

Determinante
Os determinantes aparecem antes dos nomes e concordam com eles em género e em número.
Subclasses
Artigos definidos - o, a, os, as
Artigos indefinidos - um, uma, uns, umas
Possessivos - meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas
Demonstrativos - este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas, o mesmo, a mesma, os mesmos, as mesmas

Pronome
Os pronomes substituem os nomes.
Subclasses
Pessoal - eu, me, mim, comigo, tu, te, ti, contigo, ele, ela, se, o, a, lhe, consigo, nós, nos, connosco
vós, vos, convosco, eles,elas, se, os, as, lhes, consigo
Possessivo - meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas
Demonstrativo - este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas, o outro, a outra, os outros, as outras, isto, isso, aquilo

Quantificador
Os quantificadores apresentam informação relacionada com o número, quantidade ou a parte de um todo.
Subclasse
Numeral - um, uma, dois, duas, três, quatro, cinco, …, dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, …, meio, metade, terço, quarto, quinto, …

Preposição
As preposições estabelecem relações de sentido entre os vários elementos da frase.
Algumas preposições simples:
a, após, até, com, contra, de, desde, em , entre, para, perante, por, sem, sob, sobre
Algumas preposições contraídas:
à (a+a)
ao (a+o)
àquele (a+aquele)
àquela (a+aquela)
deste (de+este)
desta (de+esta)
do (de+o)
da (de+a)
no (em+o)
na (em+a)
neste (em+este)
nesta (em+esta)
nesse (em+esse)
nessa (em+essa)
dele (de+ele)
dela (de+ela)
pelo (por+o)
pela (por+a)

Sem comentários:

Enviar um comentário